Novo software de cálculos de impactos de NEOS

NOVO SOFTWARE DE CÁLCULO DE IMPACTOS DE NEOS “SCOUT” ENTRA EM FUNCIONAMENTO E JÁ DETECTA UM ASTERÓIDE QUE IRA PASSAR HOJE A 1.3 VEZES A DISTANCIA TERRA- LUA

 

A noticia acaba de ser divulgada pelo Minor Planet Center, em função da descoberta do asteróide 2016 UR36, através do novo software SCOUT que processa dados de vários telescópios espalhados pelo mundo, verificando a possibilidade de impacto de algum NEO.

Se o sistema SCOUT encontra algum objeto do tipo NEO, rapidamente faz um cálculo e confirma se a Terra está na rota de colisão ou não, instruindo outros telescópios a fazer um follow-up observacional para a confirmação de risco.

asteroids_custom-9d1d7c307c702420d52c8b7d887c052b4cd13197-s800-c85

Asteróides passam regularmente por terra. Imagem P. Carril / ESA

A NASA possui espalhados diversos telescópios monitorando 24 hs os céus do planeta em busca principalmente de NEOS que façam rasantes  observados por um sistema de monitoramento constante dos céus noturnos, cerca de 5 asteróides por noite são descobertos. Assim o novo programa da NASA, chamado de SCOUT, irá diminuir o tempo de confirmação quanto a potencias impactos em nosso planeta.

Como primeiro resultado do novo sistema, ainda sob testes, calculou a trajetória do asteróide descoberto  entre as noites dos dias 25/26 de outubro, pelo sistema PAN-STARSS, em  Mauí no Havaí, que ss irá passar de raspão, a cerca de 510.000 quilometros de distancia de nós, ou aproximadamente a 1.3 x a distância Terra Lua, hoje às 01:13 horário de Brasília, a uma velocidade de 18.2 km/s. Seu tamanho estimado é entre 5 a 25 metros.

orbita

Diagrama da órbita osculatória do asteróide recém descoberto  2016 UR36, sua trajetória é representada pela elipse de cor azul atravessando as órbitas de Marte , da Terra e de Vênus. Crédito: Minor Planet Center

Você quer saber mais sobre NEOS, veja em nosso link.

Fonte: NPR

Edição: Marcelo De Cicco

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: