Servidor Exoss e a nova etapa colaborativa dos dados

Desde o início de 2018, um novo servidor entrou em operação para processamento dos dados das estações da rede Exoss. Esta grande conquista foi possível graças ao apoio institucional do nosso parceiro UNIVAP – Universidade Vale do Paraíba, que aceitou hospedar nossos equipamentos junto ao IP&D – Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento. A Univap torna-se umas das poucas instituições de ensino e pesquisa do mundo a hospedar dados para estudos de meteoros.

Com este novo cluster os pesquisadores poderão desenvolver suas atividades com os dados gerados pela rede e seus parceiros, viabilizando também a entrada de novas parcerias que venham a somar em nossas pesquisas.

NOVA ETAPA DO PROJETO

Nossas atividades são mantidas por nossos associados e o planejamento feito com a participação destes, dos coordenadores regionais e do conselho. Este grande passo de ter um servidor próprio veio da demanda que a rede possui em coletar, analisar e auditar dados, objetivando alcançar suas metas de acurácia nos resultados de pesquisas. É um trabalho de longo prazo, que exige várias etapas desde a coleta e análise qualitativa dos dados, passando pelo levantamento de hipóteses com base nos mesmos, validação, testes, até a divulgação de resultados que ainda assim, devem ser verificados e confirmados por outras entidades e pesquisadores.

Com esta nova etapa aplicamos o real conceito de parceria PRO-AM (profissionais + amadores), e a essência do Citizen Science, a ciência do cidadão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nosso agradecimento a todos da família Exoss que se dedicam continuamente para o desenvolvimento do projeto, doando seus recursos e principalmente seu tempo. Agradecemos especialmente ao nosso parceiro UNIVAP, através da Diretoria da instituição no apoio operacional ao servidor,  e também aos Dr. Irapuan Rodrigues e Dr. Francisco Rocha, que apoiam o projeto e ajudam continuamente com seus conhecimentos.

Viu um meteoro? Relate. Associados Exoss representado a logo do Report Fireball da AMS e IMO registradas na camisa

Aos associados que estiveram presentes na visita técnica (Johnne Oliveira, Eduardo Santiago, Marco Mastria, Suzanne Cristine e Luciana Fontes), agradecemos pela dedicação ao projeto. Os nossos associados e parceiros são o melhor patrimônio que temos.

O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.

Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário