Novas estações Exoss em Santa Catarina realizam primeira triangulação de meteoros

Desde de o início das atividades da Exoss em maio deste ano, Santa Catarina contava com a cobertura da Estação de Monitoramento de Meteoros de Chapecó – EMC/SC do associado Diego de Bastiani com área de cobertura das suas redondezas (oeste catarinense), grande parte do Planalto e parte do Vale e Planalto Norte de Santa Catarina e ainda parte do Norte-Riograndense.exoss santa catarina

Mapa da área de coberturas das estações EMC, ENE e RMP em SC

Na última semana entrou em funcionamento duas novas estações, ampliando a área de cobertura de monitoramento de meteoros da Exoss. No dia 08 de dezembro, a segunda estação de Santa Catarina começou suas atividades na cidade de Nova Erechim – ENE (Estação de Nova Erechim), localizada a 40 km de Chapecó, monitorada remotamente (em adaptação) também operada pelo associado Diego de Bastiani.

Contribuindo com a triangulação entre as câmeras, entrou em funcionamento no dia 13 de dezembro a terceira estação de monitoramento de Santa Catarina, a RMP do associado Robert Magno em Chapecó.

As duas novas estações tem como área de cobertura outra parte do oeste de Santa Catarina e parte do sudoeste do Paraná, sendo algumas cidades: Clevelândia, Pato Branco, Palmas, entre outras.

B20151213_GMAP

Meteoros pareados (Geminídeos)

B20151214_TMAPMapa de trilha onde é possível observar os meteoros oriundos do radiante da constelação de Gêmeos (imagem invertida para o hemisfério sul)

Capturas e monitoramentos

As duas novas estação, ENE e RMP já iniciaram suas atividades com várias capturas. Ambas já possuem um total de 109 meteoros registrados desde a efetivação do pareamento e obtenção de órbitas incluindo radiante Geminídeas.

Cabe destacar que no último dia 14 ambas estações não entraram em atividade por conta de instabilidades meteorológicas na região. A região sul do país vem sendo castigado com fortes tempestades esse ano mas mesmo com adversidades o novo pareamento de Santa Catarina irá propiciar triangulações de meteoros com a menor Latitude do Brasil.

M20151213_021007_ENE_1P
Geminídeo registrado pela estação ENE-SC
M20151213_021007_RMP_1P

Geminídeo registrado pela estação RMP-SC

Agora Santa Catarina conta com 3 Estações e em breve essa cobertura será ainda maior.

Acompanhe os registros das estações em live.exoss.org. Viu um meteoro ? Acesse bólido.exoss.org e faça seu relato.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário