Nova funcionalidade no LIVE

A Exoss implementou mais uma funcionalidade no live.exoss.org. Agora é possível identificar o campo  estelar de cada estação ativa.aladin1

No ícone de “alvo” setado na imagem acima é possível abrir o Aladin, que é o catálogo de imagens da comunidade astronômica profissional, contendo as imagens de levantamentos dos telescópios espaciais e observatórios terrestres . Esta é uma API do Aladin disponibilizado ao público, e este catálogo, bem como o Vizier e SIMBAD, são largamente utilizados pela comunidade astronômica profissional, onde são acessados para consulta dos dados e imagens para a produção científica.

Esta nova funcionalidade está integrada aos seguintes recursos:

Imagens do Aladin Sky Atlas
http://aladin.u-strasbg.fr

Catálogo SIMBAD
http://simbad.u-strasbg.fr/simbad/

Pesquisa no Catálogo pelo VizieR
http://vizier.u-strasbg.fr/viz-bin/VizieR

Cálculos astrométricos pelo sideral.py
http://infohost.nmt.edu/…/lang/python/examples/sidereal/

Na imagem a seguir, é possível identificar os controles do mapa estrelar a partir do campo de visão da estação selecionada. Do lado esquerdo tem a opção de busca, para localizar um objeto celeste pelo seu nome. No lado direito, os botões + e – para dar zoom no mapa.

ALADINSaiba mais sobre o Aladin

Aladin é um atlas do céu interativo que permite ao usuário visualizar imagens astronômicas digitalizados ou levantamentos de céu completos, sobrepor entradas de catálogos astronômicos ou bancos de dados, e de forma interativa acessar dados e informações relacionadas a partir do banco Simbad, o serviço Vizier e outros arquivos para todos os objetos astronômicos conhecidos em pesquisa. Conheça mais sobre no site http://aladin.u-strasbg.fr/.

aladin desktop

Aladin Desktop & Aladin Lite are developed by the Centre de Données astronomiques de Strasbourg. Both are distributed under GPL v3 licence.

This research has made use of “Aladin sky atlas” developed at CDS, Strasbourg Observatory, France → 2000A&AS..143…33B and 2014ASPC..485..277B.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário