Nova estação Exoss no Observatório do Pico dos Dias em parceria com o LNA

O Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA firmou parceria com o projeto Exoss, permitindo assim a instalação de uma estação de monitoramento de meteoros no Observatório do Pico dos Dias – OPD, na cidade de Brasópolis-MG.

A instalação foi realizada pelo coordenador do projeto, Marcelo De Cicco e a associada Suzanne Cristine, com o apoio de Saulo Gargaglioni  e dos técnicos do OPD.

opd6
opd5
opd4
opd3
opd 2
opd 1

A estação do Observatório do Pico dos Dias – OPD é uma parceria entre este e a rede colaborativa Exoss Citizen Science. O  OPD colabora de forma contínua para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, atendendo ativamente à comunidade astronômica nacional no suporte às suas atividades científicas e de formação avançada. 

SOBRE O LNA

O Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA opera o Observatório do Pico dos Dias – OPD, localizado entre os municípios sul-mineiros de Brazópolis e Piranguçu a 1864m de altitude, 900m acima do nível médio da região, onde está situado o maior telescópio em solo brasileiro. Ao longo de mais de 25 anos, o amplo acesso à infraestrutura do LNA para uso de toda a comunidade viabilizou o crescimento robusto da ciência astronômica no Brasil. Com isso, o País expandiu suas possibilidades e passou a fazer parte dos consórcios internacionais dos telescópios Gemini e SOAR, dos quais o LNA exerce o papel de Secretaria Nacional. 

Sua posição única na paisagem científica nacional tem se aprimorado continuamente de modo a criar condições otimizadas para o crescimento científico e tecnológico do Brasil, projetando a astronomia brasileira no cenário internacional.

Nosso agradecimento ao diretor no LNA, Bruno Castilho pelo apoio ao projeto.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário