Nova estação Exoss no Observatório do Pico dos Dias em parceria com o LNA

O Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA firmou parceria com o projeto Exoss, permitindo assim a instalação de uma estação de monitoramento de meteoros no Observatório do Pico dos Dias – OPD, na cidade de Brasópolis-MG.

A instalação foi realizada pelo coordenador do projeto, Marcelo De Cicco e a associada Suzanne Cristine, com o apoio de Saulo Gargaglioni  e dos técnicos do OPD.

opd6
opd5
opd4
opd3
opd 2
opd 1

A estação do Observatório do Pico dos Dias – OPD é uma parceria entre este e a rede colaborativa Exoss Citizen Science. O  OPD colabora de forma contínua para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, atendendo ativamente à comunidade astronômica nacional no suporte às suas atividades científicas e de formação avançada. 

SOBRE O LNA

O Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA opera o Observatório do Pico dos Dias – OPD, localizado entre os municípios sul-mineiros de Brazópolis e Piranguçu a 1864m de altitude, 900m acima do nível médio da região, onde está situado o maior telescópio em solo brasileiro. Ao longo de mais de 25 anos, o amplo acesso à infraestrutura do LNA para uso de toda a comunidade viabilizou o crescimento robusto da ciência astronômica no Brasil. Com isso, o País expandiu suas possibilidades e passou a fazer parte dos consórcios internacionais dos telescópios Gemini e SOAR, dos quais o LNA exerce o papel de Secretaria Nacional. 

Sua posição única na paisagem científica nacional tem se aprimorado continuamente de modo a criar condições otimizadas para o crescimento científico e tecnológico do Brasil, projetando a astronomia brasileira no cenário internacional.

Nosso agradecimento ao diretor no LNA, Bruno Castilho pelo apoio ao projeto.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *