Na noite de Saturno, um meteoro “rouba” a atenção no OMC em Campinas SP

O OMCJN abriu no feriado do dia 15 de junho das 18 até 23 horas para a observação do Planeta Saturno que estava em Oposição.

“Este ótimo posicionamento ocorre quando Saturno é quase diretamente oposto ao Sol no céu. Uma vez que o Sol atinge sua maior distância abaixo do horizonte à meia-noite, o ponto oposto a ele é mais alto no céu ao mesmo tempo. Em torno da mesma hora em que Saturno passa a oposição, ele também faz sua aproximação mais próxima da Terra – denominada perigeu – fazendo com que ele apareça no céu mais brilhante. Isso ocorre porque, quando Saturno está em frente ao Sol no céu, o sistema solar está alinhado para que Saturno, a Terra e o Sol formem uma linha reta com a Terra no meio, do mesmo lado do Sol que Saturno,”comenta Julio Lobo sobre a oposição.

E com a presença de 1168 pessoas, um visitante ilustre cortou o céu sobre o observatório, sendo avistado por diversos presentes nesta noite astronomicamente agitada.

A Exoss incentiva que as pessoas que viram o meteoro, façam seu relato através da ferramenta Report Fireball, para assim contribuir com os estudos de meteoros no Brasil.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário