Na noite de Saturno, um meteoro “rouba” a atenção no OMC em Campinas SP

O OMCJN abriu no feriado do dia 15 de junho das 18 até 23 horas para a observação do Planeta Saturno que estava em Oposição.

“Este ótimo posicionamento ocorre quando Saturno é quase diretamente oposto ao Sol no céu. Uma vez que o Sol atinge sua maior distância abaixo do horizonte à meia-noite, o ponto oposto a ele é mais alto no céu ao mesmo tempo. Em torno da mesma hora em que Saturno passa a oposição, ele também faz sua aproximação mais próxima da Terra – denominada perigeu – fazendo com que ele apareça no céu mais brilhante. Isso ocorre porque, quando Saturno está em frente ao Sol no céu, o sistema solar está alinhado para que Saturno, a Terra e o Sol formem uma linha reta com a Terra no meio, do mesmo lado do Sol que Saturno,”comenta Julio Lobo sobre a oposição.

E com a presença de 1168 pessoas, um visitante ilustre cortou o céu sobre o observatório, sendo avistado por diversos presentes nesta noite astronomicamente agitada.

A Exoss incentiva que as pessoas que viram o meteoro, façam seu relato através da ferramenta Report Fireball, para assim contribuir com os estudos de meteoros no Brasil.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: