Minúsculo asteroide fez um rasante pela Terra (2017 EA)

Um pequeno asteroide próximo nas cercanias da Terra, menor que 3 metros (10 Pés) através da zona de segurança, fez um rasante no dia 2 de março, em uma distância muito próxima, justamente nas áreas das orbitas dos satélites Geoestacionários.

Nomeado como 2017 EA, este asteroide fez sua aproximação máxima aos arredores da terra às 6:04 AM (período orbital) 14:04 UTC, em uma altitude de apenas 14.500 quilômetros, (900 milhas) acima do Oceano Pacífico Leste.

No ponto de maior proximidade, este asteroide estava a uma distância 20 vezes menor entre o Planeta Terra e a Lua. Moveu-se então, rapidamente, através do céu diurno e, não pode mais ser observado por telescópios em solo terrestre.

O 2017EA foi oficialmente detectado apenas 6 horas antes da aproximação máxima, por astrônomos na NASA-Funded Catalina Sky Survey, perto de Tucson, estado do Arizona.  Foi também observado por muitos telescópios em outros observatórios, por ter atravessado antes, na sombra da terra a poucos instantes da aproximação máxima.

Desde de que o 2017EA foi rastreado por um único dia, sua órbita ainda é pouco apurada. Computadores do CNEOS apontam que o asteroide não irá se aproximar tão perto novamente por cerca de centenas de anos.

Fonte: Nasa

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário