Meteoro registrado por estação móvel em Cunha-SP

Estação esteve em operação em evento público de astronomia

Na madrugada dos dias 27/28 de Junho, a EXOSS participou de um encontro de astronomia realizada na cidade de Cunha/SP.

Estiveram presentes na ocasião, representando a rede, os associados Suzanne Cristine de Paula e Eduardo P. Santiago. Foi realizada uma palestra apresentando aos participantes as atividades desenvolvidas pela rede bem como a exposição de uma estação móvel em funcionamento; e durante o evento esta registrou um belíssimo meteoro cruzando o céu e este foi presenciado pela maioria dos participantes e foi de vital importância para que os presentes pudessem observar na prática o funcionamento de uma estação EXOSS. Estiveram presentes na palestra cerca de 80 pessoas.

O céu da região favoreceu muitíssimo o encontro e todos os participantes puderam presenciar as maravilhas que o céu pode nos proporcionar. Foram utilizados aproximadamente 10 telescópios incluindo um meade LX200 fornecido pela UNIVAP e operado pelo Profº Drº Alexandre Bergantini. Também foi possível presenciar a passagem de um meteoro de classificação esporádica que atingiu magnitude de -1.6 e duração de 1,8 segundos.

M20150627_225247_EPS_3P
Meteoro registrado na cidade de Cunha/SP foi presenciado por grande parte dos participantes do encontro “Espiando a Lua na Luneta” sistema móvel faz parte das estações de São José dos Campos/SP e São Sebastião/SP e foi instalado temporariamente para o evento e apreciação dos participantes.
analyser (1)
Céu da região é favorecido pela baixa poluição luminosa o que conferiu grande precisão nos dados.

Cabe destacar que a estação móvel da EXOSS não registrou o trajeto final do meteoro portanto a duração do mesmo foi ainda maior. Todos que presenciaram o evento ficaram empolgados com a facilidade de operação de uma estação de meteoros.

O evento “Espiando a Lua na Luneta” é realizado anualmente e conta com a coordenação do Astro Clube Cunha – Gilberto Jardineiro.

Também participaram com palestras no evento:

image001
“Espiando a Lua na Luneta” contará com outros dois eventos e participação da Exoss

O evento ainda contará com mais duas edições a serem realizadas no Rio de Janeiro e em Cunha nos meses de Julho e Agosto e contará novamente com a presença da EXOSS.

Toda a equipe EXOSS agradece o convite realizado pelo Astro Clube Cunha através de Gilberto Jardineiro.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.