Meteoro brilhante sobre o Espírito Santo

relate

bolido.exoss.org

Ao entardecer de 18 de junho, um meteoro longo e brilhante cortou o céu do Espírito Santo e foi registrado pelas estações VIX2 de Vitória-ES e SJU2 de São José de Uba-RJ.

M20150618_214257_VIX_2P
Bólido registrado em Vitória-ES

O meteoro atingiu a magnitude de -2.8, duração de 4 segundos, classificado como J8_SLL – South. Librids Lupids [1].

sao jose uba rj
Bólido registrado em São Jose de Ubá- RJ

O técnico em mecânica Everton dos Santos Gonçalves, morador de Vitória ES, enviou para a EXOSS o relato visual deste bólido.

2015-06-19 13.03.22Belo meteoro. Estava no alto do morro do moreno em Vila Velha(ES). Tinha guardado a câmera para ir embora. Olhei para cima e o meteoro estava riscando o céu bem ao lado da lua, do meu ponto de vista. Foi rápido, cerca de 2 segundos e se despedaçou em vários pedaços até sumir. Era de coloração branca. Do morro do moreno, ele passou nessa posição, nesse sentido. Pena que não registramos. Estava com um colega mostrando como fazer fotos em longa exposição. Essa era a cena. Mas precisava descer. Finalizamos e começamos a descer, olho para trás, o meteoro passando ao lado da Lua.

vista do meteoro sobre vitoria es
Relato visual de Everton Gonçalves do meteoro em Vitória-ES

Você presenciou este meteoro? Então conte-nos como foi, acessando nossa página institucional e deixe sua mensagem.

Acesse nosso site exoss.org para saber mais sobre o nosso trabalho. Acompanhe ao vivo os registros realizados por nossas câmeras, clicando aqui.

[1] Perto da média radiante de Librids-Luppids, não vemos qualquer radiante do chuveiro conhecido. Sua possível contrapartida, o Southern ω Scorpiids, com radiante que mudou significativamente para Librids-Luppids. Assim, consideramos Librids-Luppids como um novo fluxo ou alguma nova manifestação do Complexo Maio Ophiuchids. Fonte: Jopek T.J.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.