Uma colisão no asteroide Vesta, que criou a cratera de impacto Antonia em forma de U há 22 milhões de anos, produziu os meteoritos que caíram perto da aldeia de Sariçiçek na Turquia em 2015, de acordo com uma equipe internacional de 79 pesquisadores. Seu estudo de 56 páginas na revista Meteoritics & Planetary Science está agora online.

“Nós visitamos Sariçiçek logo após a queda”, diz Ozan Unsalan, principal autor e cientista planetário da Universidade Ege em Izmir, na Turquia. “Os aldeões e cientistas da vizinha Universidade Bingol forneceram meteoritos para estudo e mapearam a localização de 343 descobertas.”

Os meteoritos que foram encontrados parecem ser de um tipo chamado Howardite, parte de um clã de meteoritos chamado Howardite-Eucrite-Diogenites (HED). Os meteoritos refletem a luz como o asteroide Vesta e sua família de Vestoides. Vesta tem 525 km e é o segundo maior corpo no cinturão de asteroides. Os Vestoids de 0,8 a 8 km são fragmentos de uma enorme colisão.

“Os cientistas há muito suspeitam que os meteoritos HED são originários de Vesta ou seus Vestoids, mas não foram capazes de apontar para um local de impacto específico”, diz Takahiro Hiroi, da Brown University, que mediu as propriedades de reflexão dos meteoritos. Cerca de um terço de todos os HED que caem na Terra foram criados em uma colisão há 22 milhões de anos.

“Estudos isotópicos mostraram que Sariçiçek pertence a este grupo mais comum de meteoritos HED”, diz Qingzhu Yin, da UC Davis na Califórnia. “Os meteoritos de Sariçiçek devem ter vindo de uma colisão significativa.”

Um meteorito de Sariçiçek