Meteorito recuperado com ajuda do Report Fireball

No domingo, 24 de janeiro de 2016 às 10:30, uma bola de fogo brilhante foi avistado sobre os céus da Flórida. A AMS-American Meteor Society recebeu imediatamente em sua ferramenta os avistamentos, que após verificados e aprovados, contabilizou mais de 80 relatos de testemunhas oculares da queda. 216-2016-Trajectory

Depois de calcular e publicar a trajetória, foi enviado o mapa para especialistas que foram à campo com estes dados e conseguiram realizar a recuperação de vários fragmentos.

clayhole-radar

Enquanto bolas de fogo caem a cada dia, é raro que grandes grupos de pessoas possam vê-los. É ainda mais raro aparecer no radar meteorológico de Doppler. Quando isso acontece, é quase certo sinal que os meteoritos estão no terreno sob o entorno. Este foi um desses momentos. O radar foi determinante para, como este evento, eliminar todo o trabalho de adivinhação e mostrar exatamente onde procurar.4finds

E o trabalho de uma equipe competente, com dados precisos e a colaboração das pessoas que fizeram seus relatos, foram determinantes para que de forma rápida se conseguisse recuperar os meteoritos OSCEOLA. Parabenizamos a toda a equipe envolvida, especialmente ao Mike Hankey por sua dedicação e também apoio ao nosso projeto.

Isto demonstra que, quanto mais pessoas fizerem seus relatos visuais na ferramenta bolido.exoss.org, mais iremos conseguir elevar a qualidade dos estudos da meteorítica brasileira, para que tal feito se repita no Brasil.

Veja aqui todos os detalhes da recuperação do meteorito OSCEOLA.

5

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário