Longo meteoro registrado no Rio de Janeiro

Relatado por testemunhas evento também foi registrado por câmeras Exoss

Na noite do dia 13 de Maio as 20:00hs um longo meteoro foi registrado por câmera da Exoss situada na cidade de Itaguaí/RJ do associado Natan Lameu. A câmera com uma posição privilegiada neste evento pôde registrar o meteoro com uma duração de 7 segundos; isso já é algo fora do padrão, e mesmo assim não foi registrado toda sua trajetória.

                         Estação NCL/RJ do Associado Natan Lameu registrou um belíssimo e longo meteoro.

Este evento contou com alguns relatos na ferramenta pública bolido.exoss.org e foi presenciado até no estado de São Paulo.

                                                        Evento 1649-2017 contou com 3 relatos no Rio de Janeiro e 2 em São Paulo

 

Francisco Dourado é Geólogo e presenciou o meteoro. Ao pesquisar sobre o assunto descobriu a página de meteoros ao vivo live.exoss.org e verificou que o meteoro a pouco presenciado já estava disponível ao público em imagem e vídeo. Efetuou o relato na ferramenta pública e fez um depoimento em sua página pessoal do facebook sobre o meteoro.

“A ciência pode terminar nas mãos dos pesquisadores profissionais mas ela começa nas mãos dos amadores, o que não significa que não são bons, simplesmente são apaixonados que não recebem (muitas vezes pagam e muito) para fazer ciência.”

 

O vídeo do meteoro pode ser conferido abaixo.

 

Texto e Imagens: Eduardo P. Santiago

Referências:
American Meteor Society Data Base
Exoss Citizen Science

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: