Guia geral para detectar a má ciência

Este gráfico analisa os diferentes fatores que podem contribuir para a ciência “ruim” – foi inspirada em uma pesquisa para um gráfico sobre cloridrato de alumínio, onde muitos artigos ligaram o composto ao câncer de mama, fazendo referência a pesquisas científicas que tiraram conclusões questionáveis de seus resultados.

A grande maioria das pessoas obterá notícias científicas dos artigos do site de notícias on-line e raramente se aprofundará na pesquisa na qual o artigo é baseado. Pessoalmente, penso que é, portanto, importante que as pessoas sejam capazes de detectar maus métodos científicos, ou perceber quando os artigos estão sendo econômicos com as conclusões tiradas da pesquisa, e é isso que este gráfico pretende fazer.

Observe que esta não é uma visão abrangente, nem está implícito que a presença de um dos pontos mencionados automaticamente significa que a pesquisa deve ser desconsiderada. Isto é meramente destinado a fornecer um guia aproximado para as coisas a serem alertadas quando ler artigos científicos ou avaliar pesquisas.

Versão pdf em portuguêsinglês e espanhol.

Fonte: Compound Interest

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *