Fireball sobre a Holanda é avistado em 7 países europeus

Imagem de Koen Miskotte

Um fireball (bola de fogo brilhante) foi observado e filmado em Amsterdã, Holanda às 19:00 UTC em 21 de setembro de 2017. O evento durou mais de 5 segundos, queimando várias vezes antes de desaparecer.

Enquanto a bola de fogo foi vista principalmente de Amsterdã, os usuários relataram ter visto na França, a Bélgica, a Alemanha e o Reino Unido.

A Organização Internacional de Meteoros (IMO) recebeu mais de 310 relatos de testemunhas oculares às 10:30 UTC, 22 de setembro. 14 relatórios referem som associado ao evento, 11 mencionam som concorrente e 64 pessoas relataram fragmentação.

CAMS-BeNeLux de Martin Breukers

Cálculos automáticos emitidos a partir de todos os relatórios visuais indicam que a bola de fogo ocorreu acima dos Países Baixos. Começou no norte de Barneveld (Gueldres) e viajou em direção leste-norte-leste (~ 280 ° em azimute). Assim, voou acima do condado de Utrecht, a 10 km (6,2 milhas) a sul de Amsterdã, acima de Hoofddorp, para terminar seu caminho luminoso acima do Mar do Norte, a 15 km (9,3 milhas). distância da costa.


Todos os relatórios visuais e um mapa que mostra as posições das testemunhas estão disponíveis no endereço: http://fireball.imo.net/members/imo_view/event/2017/3301

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.