Ferramenta Relate um Bólido recebe dados de possível meteoro em Rondônia

No último dia 15 de Abril por volta das 18:30 hora local, moradores do estado de Rondônia presenciaram o que possivelmente seria um bólido (meteoro com brilho maior que o emitido pelo planeta Vênus e em alguns casos similar ao emitido pela própria Lua cheia), rasgando os céus de várias cidades daquele estado.
1

Mais de 20 relatos foram encaminhados através da ferramenta de relatar bólidos

A ferramenta bolido.exoss.org recebeu muitos reportes, com 20 relatos já aferidos até a edição desta nota, enquanto outros ainda estão em processo de análise para integrar a base de dados deste evento.

Cidades como Alta Floresta D’Oeste, Alvorada D’Oeste, Boa Vista do Pacarana, Chupinguaia, Cacoal, Candeias do Jamari, Machadinho D’Oeste, Novo Plano, Novo Riachuelo, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Felipe D’Oeste e Vilhena reportaram o evento. A região de visualização do bólido já possui um perímetro superior aos 1.470 quilômetros.2

Cidades que relataram o bólido

Até o momento, todas as características dos relatos, sua dinâmica, duração, velocidade, altitude e brilho indicam se tratar de um bólido. Embora não tenhamos ainda recebido registros em foto ou vídeo do fenômeno para análise mais detida da Exoss.

Ainda esperamos que mais relatos sejam encaminhados à Exoss. Assim, solicitamos a todos que presenciaram o evento a acessar a página de relatos de bólidos e contribuir com a coleta de dados deste evento.

Qualquer imagem ou vídeo que possa ajudar nossa pesquisa poderá ser encaminhada para nosso METEORZAP (12) 98181-7597 ou email: exoss@exoss.org.

O portal de notícias Rolnews tem recebido muitos contatos de testemunhas da região e tem colaborado na divulgação da ferramenta, visando a coleta dos dados.

SOBRE A FERRAMENTA REPORTE UM BÓLIDO

O último relato de bólido de magnitude similar catalogado na ferramenta bólidos ocorreu em outubro de 2015 sobre a cidade do Rio de Janeiro nesta ocasião câmeras da Exoss puderam registrar o fenômeno.

Os relatos recebidos são convertidos em um EVENTO no sistema de catalogação internacional criado em parceria com a Americam Meteor Society e International Meteor Organization, tal evento irá compor uma base de dados única de bólidos no hemisfério sul terrestre.

4

Evento ocorrido em Roraima faz parte de uma base de dados a nível mundial onde vários países contribuem diariamente com relatos de bólidos.

Saiba como é feito o monitoramento de meteoros neste vídeo, e entenda como a Exoss utiliza suas câmeras para tais estudos.

A Exoss agradece o apoio da Rolnews na cobertura deste evento.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário