Estação Exoss no Observatório Nacional

Desde o dia 28 de de março de 2016, uma nova estação da rede Exoss iniciou sua atividades. A cidade do Rio de Janeiro tem mais uma estação de monitoramento de meteoros, instalada na cobertura do prédio do Observatório Nacional.

A instalação foi realizada com o apoio do astrônomo Marcelo De Cicco e do técnico Roberto Luiz Pereira e Souza do COAA/ON, que realizou o trabalho de fixação do suporte, cabeamento e a infraestrutura para o pleno funcionamento da primeira estação iniciada no local.

Estação Exoss Observatório Nacional

Instalação da câmera na estação do Observatório Nacional

A estação iniciou um período de testes de capturas, visando o pleno ajuste da imagem, visto que a região possui alta poluição luminosa e também incidência de aeronaves sobrevoando na região.

Estação Exoss Observatório Nacional

Apontamento teste da câmera na direção Sul-Oeste

A seguir o mapa de cobertura inicial da estação ONA1, cobrindo o litoral sul fluminense, com pareamento com 2 estações Exoss já ativas e uma em instalação.

mapa estacao meteoros on

Mapa atual de cobertura da estação ONA1

Logo abaixo, a primeira imagem teste feita no dia 27 de março às 22:44 hs hora local, com exposição prolongada, os trilhos circulares são a trajetórias das estrelas.

on trail Estação Exoss Observatório NacionalDentre as capturas do periodo de testes, um meteoro esporádico, registrado na noite de 01 de abril de 2016.
M20160401_232537_ONA_1P Estação Exoss Observatório Nacional

Meteoro registrado na estação ONA1

A estação que já está em pleno funcionamento é fruto da parceria entre a Exoss e o COAA/ON, com o objetivo de fomentar o estudo de meteoros no Brasil.

Estação Exoss Observatório Nacional

Parceria entre a Exoss e o COAA/Observatório Nacional permitiu a instalação da nova estação

Imagens: Marcelo De Cicco

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.