Divulgação da Exoss no CARJ

carj exoss4No dia 29 de julho, aconteceu uma palestra no CARJ  Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, com o tema: Um meteoro e uma câmera na mão, ministrada pelo coordenador da Exoss, Marcelo Antonio De Cicco, à convite da diretoria do CARJ. O eventou teve a presença de muitos membros do clube, que foram extremamente receptivos ao assunto.

Com uma explicação bem abrangente e objetiva, o astrônomo Marcelo Antonio conseguiu mostrar na palestra realizada no CARJ, a Exoss Citizen, uma rede de monitoramento de meteoros. Na palestra, vimos como identificar os meteoros e classificá-los, através de simples equipamentos que podemos usar em casa. Vimos que com simples dispositivos de hardware, qualquer pessoa pode montar um mini observatório de detecção e fazer parte dessa importante rede do monitoramento de meteoros. Um trabalho super bacana, que aproxima o cidadão comum, dessa grande ciência que é a Astronomia.

Carlos Ayres – Diretoria do CARJ

Sobre o CARJ

O CARJ – Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, criado oficialmente em 1976, embora já organizado em 1975, teve como seus fundadores: Ronaldo R. F. Mourão, Luiz Muniz Barreto – diretor do ON, Sergio Ferraz – Observatório Valongo, referências profissionais da Astronomia, na época, dentre outras pessoas. E, até que se prove em contrário, é o clube de astronomia mais antigo e tradicional no Brasil. Ele é um marco na astronomia amadora brasileira.

carj3 carj exoss3 carj exoss2 carj exoss carj1