Conjunto recente de impactos em Marte

Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / Univ. Do Arizona

As manchas escuras nesta imagem infravermelha com cor  realçada são as crateras de impacto recentes que ocorreram na região de Tharsis, entre 2008 e 2014. Essas crateras de impacto foram descobertos pela primeira vez pelo Context Camera Mars (ou CTX, também a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter) como um conjunto de manchas escuras. O meteoroide que formou estas crateras deve ter se quebrado ao entrar na atmosfera e fragmentado em duas massas maiores junto com vários fragmentos menores, gerando pelo menos vinte crateras de impacto menores.

Os halos escuros em torno das crateras de impacto são  resultantes de uma combinação da poeira tonificada clara que está sendo ejetada do evento do impacto e da deposição dos materiais tonificados escuros subjacentes com a ejeção da cratera. A distribuição e o padrão da ejeção dos raios sugerem que o meteoroide mais provável saiu do sul (que está no entalhe).

A HiRISE monitora freqüentemente novas crateras de impacto semelhantes a esta. No entanto, esta é a primeira imagem deste impacto particular tirada pelo HiRISE, graças a um pedido da equipa CTX. Imagens subsequentes provavelmente se seguirão para monitorar se há alguma mudança no local de atividade ao ser soprada pelo vento ou deposição de poeira ao longo do tempo.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão da Caltech em Pasadena, Califórnia, gerencia o Projeto Mars Orbiter de Reconhecimento para a Direcção da Missão de Ciência da NASA , Washington.

Fonte: Nasa

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *