Cinco asteroides farão rasantes pela Terra no próximo ano, e um deles passará bem próximo dela

Existem muitas coisas interessantes para ver no espaço — desde uma vista deslumbrante de Júpiter, como  os anéis de Saturno ou uma estrela que possa vir a ter vida em suas proximidades — geralmente esquecemos o que é realmente um lugar realmente hostil. Só lembramos destes eventos, quando a NASA alerta o mundo sobre  a possibilidade de um asteroide ocasionar em um evento de impacto. Cientistas e agências, com o Jet Propulsion Laboratory levaram algum tempo para estimar os rasantes dos próximos cinco asteroides. Fatos  que deveríamos sempre estarmos alertas. A saber, um destes,  passará muito perto, na zona de risco .

O aglomerado de asteroides, que são estimados pequenos como 8 metros de diâmetro e, grandes o bastante como  90 metros.   Todos irão passar em distancias menores que cinco distâncias lunares. Uma distância lunar é o espaço entre a terra e a nossa lua, em outras palavras- cerca de 238.900 milhas. Isso pode parecer uma faixa muito segura, mas se tratando da vastidão do espaço, um corpo errante destas proporções, passando em nosso planeta a tal distância é um muito perto.

5 asteroides rasantes
Imagem: Ron Baalke

O maior dos meteoros rochosos, chamado 2017 BS5,  será o primeiro a fazer seu rasante por nosso planeta. Estima-se que este, irá fazer seu rasante a uma distância de 3,15 distâncias lunares em 23 de julho de 2017.

O próximo rasante,  será o mais perto da terra dentre os cinco. O asteroide 2012 TC4, dentro 0,15 distâncias lunares, em 12 de outubro de 2017. É uma distância de pouco mais de 35.000 milhas,  o que é um rasante muito perto da Terra.  Mas devido ao seu tamanho estimado de 12 a 27 metros de diâmetro,o asteroide não irá ocasionar um evento tão preocupante.

Os três últimos rasantes, serão em ordem: no dia 3 de dezembro deste ano, em seguida, outro em 24 de fevereiro e o ultimo 2 de abril de 2018. Todas os três asteroides, estão estimados para fazerem seus rasantes em distancias mais, a uma distância entre 4 e 3,69 distâncias lunares.

Fonte: NASA

Tradução: Tiago Torres

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.