Chuva de meteoros Quadrantids 2019

A chuva de meteoros Quadrantids é um dos chuveiros mais interessantes de se observar para os habitantes no Hemisfério Norte. Nesta madrugada, por volta das 00:20 horas da manhã, horário de Brasília, se dará o pico de atividade máxima desta chuva.

Estes meteoros são melhor vistos durante a última hora antes do amanhecer, quando o radiante se encontra mais alto acima do horizonte em um céu escuro. Na parte mais ao norte do Brasil vale a pena tentar observar os meteoros rápidos e brilhantes com velocidade de 41 km/s.

O nome da chuva vem da antiga constelação Quadran Muralis. A fonte dessa chuva provavelmente é de algum cometa que se despedaçou a muitos séculos atrás.

Os meteoros Quadrantids (QUA) estão ativos de 22 de dezembro a 17 de janeiro e o pico de atividade ocorre em 4 de janeiro, quando as taxas podem chegar a 100 por hora a partir de locais de céu escuro na Europa e no oeste da Ásia. O radiante está atualmente localizado no norte de Bootes em uma área em branco do céu localizada a 10 graus ao norte de Beta Bootis.

No mapa a seguir, a atividade da Quadrantids para a madrugada de 04 de janeiro de 2019.

Notem que sua visibilidade em nosso território será razoável para as regiões do Norte e praticamente zero para o resto do Pais.

Na animação interativa a seguir, elaborada com dados da CAMS Nasa, é possível ver a intensidade desta chuva de meteoros favorável ao céu boreal.

A ficha técnica com os detalhes da chuva de meteoros Quadrantids 2019, na imagem abaixo.

Edição: Marcelo De Cicco

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Um comentário em “Chuva de meteoros Quadrantids 2019

  • 6 de janeiro de 2019 em 4:12 PM
    Permalink

    Achei muito interessante estas informações.
    Gostaria muito de receber atualizações.

    Resposta

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário

%d blogueiros gostam disto: