Chuva de meteoros Lyrids 2020

Todo ano no final de abril o planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher(C/1861 G1).  Esse cometa tem um longo período, porém só existe um único registro de passagem dele próximo a Terra e sua órbita é de 415 anos em torno do Sol. Essa chuva recebeu o nome de Lyrids por estar localizada na direção da  constelação de Lira, situada no hemisfério celestial norte e é representada por um instrumento musical que de acordo com a lenda quando tocado encanta até os animais selvagens.

A constelação de Lira fica visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, entre a meia-noite e o amanhecer, os meteoros Lyrids podem ser vistos em todas as partes do céu.

ATIVIDADE DA CHUVA DE METEOROS LYRIDS PARA 2020

A chuva de meteoros terá seu período de atividade a partir do dia 14 ao dia 30 de abril e terá seu pico no dia 22 de abril pela madrugada. Estatísticas mostram que pode ser visto aproximadamente de 10 a 20 meteoros por hora.

A taxa horária zenital, é estimada em 18 meteoros por hora, considerando dados do hemisfério norte. Para o hemisfério sul esta taxa pode ser menor. Entretanto, estudos desenvolvidos pelo projeto Exoss Ciência Cidadã, com as instituições de pesquisa parceiras no Brasil e em parceria com a CAMS Nasa, poderemos no futuro projetar as taxas de meteoros para o hemisfério sul com a colaboração de dados entre o projeto e outras estações de monitoramento localizadas no hemisfério sul como a Nova Zelândia, Africa do Sul, dentre outras.

Em 2020 ela terá seu pico entre os dias 21 e 22 de abril, sendo visível por todo o país, a partir das 23 horas do dia 21 (horário de Brasília), estando melhor para observação às regiões Norte e Nordeste. É recomendado aguardar que o radiante esteja no zênite, no ponto mais alto do céu, para que a poluição luminosa e atmosférica não atrapalhe a observação. A boa noticia para este ano é que a fase nova da Lua estará favorável para a observação a olho nu. Portanto, as circunstâncias são quase perfeitas para ver as Lyrids este ano.

Estima-se que a velocidade dos meteoros desta chuva será de 49 km/s. Estes meteoros são menos brilhantes, contudo alguns meteoros podem produzir bolas de fogo (fireballs), isso faz com que quando passam pelo céu deixem um efeito luminoso mais intenso.

Convide os amigos para observar esta chuva de meteoros. Se avistar um bólido, não deixe de fazer seu registro em EXOSS.IMO.NET.

Se estiver nublado em sua região, você pode visualizar os meteoros registrados por nossas câmeras de monitoramento no site LIVE.EXOSS.ORG.

Edição: Eugênio dos Santos Gonçalves – SMS-CE

Fonte: IMO.NET

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *