CAMS Nasa inicia atividades na Univap

No dia 11 de fevereiro de 2018, uma equipe da Exoss realizou uma visita técnica na sede da Univap – Universidade Vale do Paraiba, em São Jose dos Campos-SP, com o objetivo de concluir a ativação da estação de monitoramento de meteoros, a primeira do Brasil instalada numa instituição de ensino e pesquisa, e a segunda estação da rede Exoss/CAMS Nasa, fazendo pareamento com a estação de São Sebastião-SP do associado Eduardo Santiago.

INSTALAÇÃO FÍSICA

Instalação da câmera CAMS/Nasa no Observatório da UNIVAP. Na foto Dr. Irapuan Rodrigues e Eduardo Santiago – Foto: Suzanne Cristine

Na sede do Observatório de Astronomia e Fisica Espacial Univap, duas estações já estavam ativas, ligadas ao projeto Exoss, fazendo pareamento com diversas estações da rede.

Em pleno carnaval brasileiro, a equipe da Univap com associados da Exoss se reuniram para um encontro no Observatório para uma nova etapa do processo de consolidação dos estudos profissionais de meteoros no Brasil: instalar a primeira estação em instituição de estudo e pesquisa, dedicada à parceira da CAMS/Nasa, onde toda a infraestrutura está plenamente operante para a obtenção dos dados no padrão do sistema CAMS.

INOVAÇÃO NA PESQUISA DE METEOROS

A estação CAMS/Nasa na Univap, inicia suas atividades já com o pareamento definido: a estação de São Sebastião-SP, do associado Eduardo Santiago, que estava em testes desde agosto de 2017, gerando aprendizado interno na Exoss para replicar o modelo nas próximas estações previstas, com o apoio da equipe CAMS durante todo o processo.

Com este pareamento, uma nova metodologia de pesquisa de meteoros é aplicada no Brasil, seguindo o modelo de sucesso de outras redes parceiras da CAMS pelo mundo.

Os dados registrados no Brasil já podem ser consultados no portal da CAMS no site do Seti Institute neste link (http://cams.seti.org/FDL/index-EXOSS.html), onde diariamente os dados de todos os parceiros estarão públicos.

EQUIPE UNIVAP

Dr. Francisco Rocha, Dr. Irapuan Rodrigues representantes da UNIVAP e Eduardo Santiago, Exoss Foto: Suzanne Cristine

A equipe Univap diretamente envolvida nesta estação, conta com o Dr. Irapuan Rodrigues e o Dr. Francisco Rocha, ambos do corpo docente da instituição e que irão determinar com sua equipe os responsáveis para o acompanhamento diário da estação CAMS.

Equipe Univap e equipe Exoss em visita técnica

As duas estações do projeto Exoss já ativadas, estão com o acompanhamento diário da estudante Jennifer Kristen Nielsen, integrante da equipe de monitoramento de meteoros. 

Agradecemos o apoio voluntário do Dr. Alexandre Bergantini de Souza e do Marcos Vinicius Ferreira durante a visita técnica. 

Na equipe Exoss, estiveram presentes os associados Marco Mastria, Johnne Oliveira, Eduardo Santiago, Luciana Fontes e Suzanne Cristine, responsável pelas fotos da visita.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário