Calendário EXOSS 2017 de Chuvas de Meteoros: download grátis

A Exoss produziu um calendário para o primeiro semestre de 2017, com o destaque para as chuvas de meteoros com radiantes já identificados pela IMO. A partir deste calendário, pode-se mensalmente acompanhar quais radiantes podem ser observados em seu pico de atividade e as fases da lua.

É uma importante ferramenta de divulgação do trabalho realizado pela rede, pois há informações dos chuveiros que registramos diariamente em nossas estações, e não somente as chuvas de maior taxa horária zenital. Os radiantes apresentados no calendário, são os predominantes no hemisfério sul, excluindo alguns mais fortes no hemisfério norte.

A novidade deste ano é a versão semestral, com astrofotos de meteoros, dos astrofotógrafos convidados: Léo Froes, Vinício Pissá, Jure Atanackov, Neil Zeller e Rafael Defavari, que gentilmente cederam as imagens para a edição do calendário 2017/1.

E se você também quiser participar da edição do calendário 2017/2, envie sua astrofoto com meteoros para exoss@exoss.org.

Para fazer download da versão PDF do calendário, clique aqui. Para usar as imagens na área de trabalho do seu computador clique aqui.

 

Edição de arte: Diego de Bastiani

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.