Bólido registrado no Distrito Federal e Goiás

Recebemos relatos de um bólido avistado em Brasília-DF, por volta das 20:55hs (23:55 UT) na noite de 08 de novembro de 2020. Também há relatos de cidades de Goiás.

Figura 1 -evento 6426 – Relatos na ferramenta Report a Fireball 

Um vídeo publicado nas redes sociais, a partir de um show musical, mostra o bólido cruzando céu parcialmente nublado, com cor esverdeada e muito brilhante. Os créditos do vídeo é de Victor Neves, em Goiânia.

DADOS INFRASSOM

A estação infrassônica de Brasília (I09BR) operada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e pertencente a Rede de Monitoramento Internacional de monitoramento de testes nucleares detectou os sinais gerados por esse bólido (Figura 2).

O registro começou as 20:58:04 (Hora de Brasília) 23:58:04 (UTC), o azimute médio calculado a partir do processamento dos sinais foi de 147° (em verde) e a velocidade com que a frente de onda chegou na estação foi de aproximadamente 0.386 km/s (em amarelo).

Figura 2: Registro Infrassônico do Bólido de 08/11/2020.

Figura 3: Azimute calculado do bólido do dia 08/11/2020.

Mais informações serão publicadas posteriormente. Se você viu este meteoro, contribua com os estudos e faça seu relato em EXOSS.IMO.NET.

Com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília – Rede de Monitoramento Internacional de monitoramento de testes nucleares

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “Bólido registrado no Distrito Federal e Goiás

  • 10 de novembro de 2020 em 3:44 PM
    Permalink

    Sou morador de Luziânia-GO. Não vi o meteoro, porém, eu e várias pessoas da região ouviram um forte estrondo logo após a “aparição” do meteoro.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *