Bólido é registrado no pôr do Sol em Goias

O fim de tarde do dia 22 de julho ganhou a atenção de muitos observadores no estado de Goias!

Muitos estavam atentos ao céu, observado o crepúsculo vespertino acompanhado de uma fina faixa da lua iluminada, outros observadores, estavam atentos em suas câmeras, buscando o melhor registro do famoso cometa de 2020, o C/2020 F3 Neowise. De repente uma rastro brilhante risco o céu próximo a Lua até o horizonte.

Sem duvidas o mais belo registro foi de Daniel Basile, Goiania/GO, ele estava exatamente no lugar certo, na hora certa e com celular em mãos, onde registrou o bólido. Confira o relato dele no vídeo abaixo.

Pelo fato de várias pessoas estarem buscando registrar o Cometa Neowise, diversas fotos e vídeos estão circulando pela internet e nas redes sociais com muitas pessoas relataram o avistamento,

Foto: Italo Photoclick – Goiania – GO

A ferramente de Relato de Bólidos – Report a Fireball recebeu até o momento 33 relatos, sendo em grande parte de observadores dos Estados de Goias, seguido da capital Brasília. Outros observadores situados no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná também fizeram seus relatos.

O bólido foi registrado por voltas das 18 horas e 25 minutos (21:25 TU). Com os relatos, foi possível traçar uma trajetória, passando por Goiânia/GO até a cidade de Jussara/GO.

As condições do crepúsculo vespertino e próprio brilho da Lua nos mostram como esse bólido foi brilhante. No momento dos registros a Lua estava 5,7% iluminada, com magnitude -7,5. Se você registrado a noite, esse bólido teria sido muito brilhante, comparado ao bólido registrado na semana passada no Nordeste.

Conforme novos relatos chegam, informações de magnitude e posição vão sendo refinadas.

Se você viu esse meteoro, faça seu relato em EXOSS.IMO.NET

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *