Bólido avistado no eclipse da Lua no ES é registrado pela EXOSS


12079588_10207347256421235_8243450767077328721_nNo dia 27 de setembro, foi um dia especial para a astronomia, pois era dia de eclipse lunar com super lua, evento que levou milhares de pessoas a estarem atentas ao céu. Diante deste cenário, eventos rápidos como o avistamento de meteoros tornou-se mais comum que o habitual.

E no auge do eclipse, entre 22:55 e 22:59 foram registrados dois meteoros muito brilhantes na região norte do Espírito Santo, gerando diversos relatos nas redes sociais e 8 oficialmente registrados na ferramenta bolido.exoss.org. Os relatos estão concentrados nas cidades de Colatina e Baixo Guandu-ES, mas também com informações de moradores de cidades vizinhas.

O empresário Franco Bereta Jr. enviou-nos seu relato visual:12071727_10200943837754824_1972334400_n

Eu estava fotografando o eclipse lunar e por muito pouco eu quase fotografei o bólido, que foi muito rápido,  com uma cor azul claro, estimo a magnitude em -7. Lembrou alguns tipos de fogos de artificio.

plot2

A Exoss registrou ambos meteoros em sua estação de monitoramento de Vitória-ES, da associada Luciana Fontes, o que permitiu realizar uma análise preliminar combinada das capturas e os relatos visuais, algo muito relevante em termos de monitoramento de meteoros.

Os dados preliminares mostram que o meteoro partiu de uma altura ~87 km e desapareceu numa altura ~80km. O mapa de impacto geométrico apresentado é um exercício de estimativa de possibilidade de queda de meteoro, e como tal deve ser entendido: uma ilação experimental, com base em relatórios visuais, podendo sofrer futuras alterações a partir de mais dados ou relatos.

plot 4
A Exoss também possui uma estação de monitoramento na cidade Colatina-ES, do associado Leonardo Simões, entretanto não registrou estes dois bólidos devido ao posicionamento da câmera.
Se você tiver fotos ou vídeos de câmeras de segurança, pode nos enviar para divulgação pública, bem como ajudar na análise dos dados já recebidos dos avistamentos. Nosso email para contato: exoss@exoss.org

É muito importante salientar que tais informações são imprescindíveis para o estudo e análise correta do fenômeno e somente com a participação efetiva das pessoas que fizeram os avistamentos, pode-se alcançar êxito nos estudos. A Exoss incentiva o envolvimento de todos em praticar a ciência cidadã, que visa aproximar os cidadãos comuns à ciência de forma positiva e educadora.

Agradecemos aos editores do Saudades Colatina pela divulgação e colaboração nas informações e a todos que relataram os avistamentos.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário