Bola de fogo sobre a Finlândia

Na noite de domingo 26 de fevereiro, às 19.38 hora local sobre a  Finlândia foi vista uma grande bola de fogo. A princípio, não ficou claro de que lado da fronteira oriental, o meteoro terminou sua trajetória. Espera-se fotografias adicionais das estações ou câmeras.

O fireball foi visto melhor no lado oriental da Finlândia. O voo do meteoroide também foi observado em partes do norte de Ostrobothnia, Kainuu e na zona central finlandesa.

Um dos avistamentos do fenômeno relata o movimento na estrada. “Nós encontramos uma bola de fogo em frente do carro”, diz Piia. “Nós olhamos o movimento da bola de fogo cerca de cinco segundos, até que vimos onde o meteoro terminou, com um escurecimento com fragmentação e o brilho desapareceu rapidamente”.

ANÁLISE DOS DADOS

A preliminar análise do matemático em modelagem Esko Lyytinen, informa que o voo da bola de fogo levou à fronteira oriental da direção Kuhmo, mas a precisão não é suficiente para determinar o estado de ambos os lados de qualquer meteoritos. Descobriu-se que o corpo foi queimado na atmosfera durante a maior parte e a modelagem dos dados mostraram apenas cerca de 160 gramas.

Fonte: Avaruus

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário