Bola de fogo registrada na Nova Zelândia

Uma bola de fogo verde clara cruzou o céu sobre o norte da Nova Zelândia em 18 de maio de 2017. O evento ocorreu em torno de 07:15 UTC e durou 7 segundos.

De acordo com relatos de testemunhas, o evento durou alguns segundos antes de desintegrar-se. “Vi alto e claro perto de Matata, uma bola gigante de fogo com uma coloração verde quando eu estava dirigindo para Whakatane”, disse Lee Barton.

Outra testemunha relatou que viu uma linha de luzes verde-claro e branco-dourada correndo pelo céu em direção norte-noroeste. Jessica Te Kahu de Gisborne disse que a bola de fogo estava em sua visão por 7 segundos. Outros relatos mencionam vermelho brilhante no final de uma longa trilha colorida viajando muito baixo e quase horizontalmente através do céu. Alguns disseram que era uma luz verde e laranja viajando bastante devagar e baixo no céu noturno.

“Este é provavelmente apenas um pedaço de uma rocha do espaço que entra na atmosfera da Terra e as pessoas assistindo ao jogo de rugby tiveram a sorte de estar no lugar certo no momento certo”, disse o astrônomo e diretor do museu de Otago, Ian Griffin. A luz estava baixa no céu, era provável que fosse devido ao efeito de “linha de visão”. O meteoro provavelmente teria estado entre 50 km e 150 km na atmosfera.

“Dado que o brilho dos meteoros está relacionado ao tamanho, provavelmente teria sido do tamanho de uma bola de críquete”, concluiu Griffin.

Vídeo cortesia de Tuki Sweeney

Tuki Sweeney, que gravou o evento, disse que o meteoro iluminou todo o campo de rugby que estava gravando. “Havia cerca de três campos de rugby e iluminou toda a área”, disse ele.

Fonte:  WeatherWatch

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: