Bola de fogo e boom sónico sobre o sudeste dos EUA

Uma bola de fogo verde-clara foi vista sobre o céu sobre o sudeste dos Estados Unidos às 03:05 UTC em 19 de fevereiro de 2017. O evento foi acompanhado por um boom sonoro e pode ter gerado meteoritos.

Bola de fogo verde brilhante vista sobre os EUA do sul em 19 de fevereiro de 2017. Crédito: James Spann

O evento foi visto de Mississippi e Alabama para o norte da Flórida.

De acordo com Bill Cooke, da NASA, a análise preliminar mostra que a bola de fogo apareceu pela primeira vez ao nordeste de Mobile, no Alabama, e se moveu para o oeste em aproximadamente 90.000 km / h.

“Os melhores relatórios indicam que ele se separou acima dos EUA 43 ao norte de Mobile, e os relatos de som indicam que provavelmente penetrou bastante baixo na atmosfera antes de se fragmentar, talvez tão baixo quanto 22 km.

“O brilho médio é o da Lua Cheia, então provavelmente estamos lidando com um objeto com um 30 a 60 cm de diâmetro. Parece estar se movendo um pouco rápido para produzir meteoritos, mas há discordância nos relatos das testemunhas oculares.

“Eu diria que é um possível produzir meteoritos, e uma pesquisa do radar de tempo Doppler na área pode ser útil para determinar se havia partículas meteoríticas caindo no chão”, disse Cooke.

 

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: