Bola de fogo e boom sónico sobre o sudeste dos EUA

Uma bola de fogo verde-clara foi vista sobre o céu sobre o sudeste dos Estados Unidos às 03:05 UTC em 19 de fevereiro de 2017. O evento foi acompanhado por um boom sonoro e pode ter gerado meteoritos.

Bola de fogo verde brilhante vista sobre os EUA do sul em 19 de fevereiro de 2017. Crédito: James Spann

O evento foi visto de Mississippi e Alabama para o norte da Flórida.

De acordo com Bill Cooke, da NASA, a análise preliminar mostra que a bola de fogo apareceu pela primeira vez ao nordeste de Mobile, no Alabama, e se moveu para o oeste em aproximadamente 90.000 km / h.

“Os melhores relatórios indicam que ele se separou acima dos EUA 43 ao norte de Mobile, e os relatos de som indicam que provavelmente penetrou bastante baixo na atmosfera antes de se fragmentar, talvez tão baixo quanto 22 km.

“O brilho médio é o da Lua Cheia, então provavelmente estamos lidando com um objeto com um 30 a 60 cm de diâmetro. Parece estar se movendo um pouco rápido para produzir meteoritos, mas há discordância nos relatos das testemunhas oculares.

“Eu diria que é um possível produzir meteoritos, e uma pesquisa do radar de tempo Doppler na área pode ser útil para determinar se havia partículas meteoríticas caindo no chão”, disse Cooke.

 

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: