Bola de fogo brilhante registrada na Finlândia

Bola de fogo brilhante registrada na Finlândia

Na quarta-feira de manhã, 08 de fevereiro, às 6.35 foi visto na Finlândia uma bola de fogo brilhante e colorida. O grupo da Ursa do Céu (sistema de detecção de guarda do céu) registrou o fenômeno durante a sessão da manhã que teve mais de 80 observações.

Graças à noite sem nuvens, a bola de fogo teve muitos avistamentos e foram quase todos  no território finlandês. Uma análise preliminar dos resultados sugere que a bola de fogo passou acima da antiga província de Oulu.

“Após a caminhada da manhã no beco quando eu estava em casa, parei para olhar para o fenômeno de luz estranha”, diz Susanna Kiviniitty. “O fireball voou silenciosamente e já estava muito baixo e eu acho que foi laranja.”

“As cores principais luz verde, rapidamente de sudoeste para nordeste, a uma altura de cerca de 20-30 graus. Depois perdeu as faíscas avermelhadas”, diz Pentti Tiihonen, que viu o fenômeno de Kuopio a partir da auto-estrada do sul.

Imagem Kari Kaila , Oulu Arktos
Kari Kaila , Oulu Arktos

O fenômeno relatado por Tuula Miettinen diz ter visto atrás da bola de fogo verde uma trilha de fumaça.

De acordo com observações do fenômeno foi visível sobre 4-5 segundos e como o brilho da lua cheia. Ainda não há confirmação, mas é possível ter gerado meteoritos em solo.  Os dados serão analisados revistos ao longo do dia..

Fonte: Tahdet

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário