Atividade da chuva de meteoros Taurids 2016

INTRODUÇÃO

Todo ano a Terra passa pela corrente de meteoróides denominada Complexo das Taurídeas, em dois períodos: Jun/Jul e Outubro/Novembro. No primeiro período produz meteoros vindos do lado diurno terrestre, portanto menos pujantes. Porém, o segundo periodo produz meteoros particularmente interessantes ao observador, principalmente àqueles atentos a visualização de bólidos (fireballs).

O enxame Taurídeas é um sistema dinâmico, composto de uma infinidade de fragmentos, variando entre dimensões de micro a kilométricas, orbitando o Sol. Duas chuvas bem conhecidas são ligadas a esse complexo: Southern e Northen Taurideas.

O corpo parental associado a produção de debris neste grande complexo é o cometa Encke, embora existam outras fontes de fragmentos também associadas.

O complexo Taurídeas é de tamanha importância científica, envolvendo  estudos de eras glaciares na Terra, impactos na superfície terrestre catastróficas, e outras implicações na esfera da astrofísica solar, que fugiria ao escopo desta publicação escrever sobre seus detalhes. Portanto recomendamos aos mais interessados que leiam acerca desse sistema meteoroidal, nos seguinte links :

encke

Diagrama mostrando a psição do Encke, no dia 01 .11.2015. Fonte: NASA 

Imagem produzida por um astrônomo amador. Cometa Encke, tirada em 29 de novembro de 2003, na cidade de Arkansas EUA .Autor: Michael Holloway

ATIVIDADE PARA O ANO DE 2016

Para este ano não há nenhum previsão de atividade acima do esperado como o foi em 2015. Para melhor observar essa chuva recomendamos observações em torno da meia -noite.

PARÂMETROS DAS CHUVAS Northern e Southern Taurids [2]:

Southern Taurids

Atividade   : October 1-November 25;
Maximo      : November 5 (sol = 223°);
ZHR            : 5;
Radiante    : alpha = 052°, delta = +13°
Vgeo          : 27 km/s

Northern Taurids

Activa        : October 1-November 25;
Maximo     : November 12 (sol = 230°);
ZHR           : 5;
Radiante    : alpha = 058°, delta = +22°
Vgeo          : 29 km/s

taurids

Posição dos radiantes Northern e Southern Taurids. Taurídeas. Fonte: IMO

Nós da Exoss estaremos atentos, especialmente ao registro do enxame. As capturas já realizadas por nossas estações podem ser visualizadas em live.exoss.org, aba Chuvas.

Olhos nos Céus!!

Fontes: 
[1] SAO NASA
[2] IMO 

Edição: Marcelo De Cicco

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.