Atividade da Chuva de Meteoros Southern Taurids 2018

Podendo ser vista nos dois hemisférios, a chuva de meteoros Taurids, apesar das taxas de meteoros serem baixas, poderá oferecer em 2018 visões espetaculares para quem a assistir. Ela terá seu pico entre 9 e 10 de outubro no hemisfério sul, sendo visível em ambos hemisférios a partir de novembro, época na qual ocorre o pico na parte norte do nosso Planeta.

Mapa estelar Chuva de Meteoros Taurids 2018 – Fonte: IMO

 

ATIVIDADE DA CHUVA DE METEOROS SOUTHERN TAURIDS 2018

O cometa associado a esta chuva chama-se Encke e orbita o Sol a cada 3,3 anos, sendo descoberto por Pierre Mechain em 1786. Em 2019 ha previsão de outburst, fenômeno decorrente da atracão de gravidade de Júpiter desviando mais fragmentos ou detritos concentrados do cometa para a Terra. Durantes a chuva também haverá a aparição de estrelas cadentes que poderão vir de constelações ao redor.

Através dos cálculos realizados, os fragmentos do cometa podem aguentar a chegada à Terra. Bill Cooke, especialista em meteoros da NASA, afirma que esses meteoritos ainda não foram encontrados, de tal forma que caso sejam, seriam o “santo grau dos meteoritos”. Apesar de ainda não se ter ideia exata das dimensões de um fragmento da chuva de Taurids, estima-se que teriam menos que meio quilo.

Mesmo que a época exata para a observação dessa chuva de meteoros não seja precisa, já que ela é visível por semanas, a melhor hora em geral é pouco antes do amanhecer. Quem a testemunhar poderá visualizar por volta de 5 cinco meteoros por hora (THZ), em condições ideais de observabilidade, com velocidades em torno de 27 km/s.

Para encontrar a constelação de Touro nos céus, basta olhar na região mais a nordeste de Órion, onde se encontra a estrela Aldebaran.

FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE DA CHUVA DE METEOROS TAURIDS DO SUL 2018

Fonte: Calendário IMO, Exoss e Space.com         

Edição: Pedro Krause – Clube de Astronomia “Duília de Mello”- Escola GAPPE com a supervisão de Rafael Stevans da estação CDM 

O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.

Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário