Atividade da Chuva de Meteoros South Delta Aquariids 2018

A chuva de meteoros South Delta Aquariids (005 SDA), ou Delta Aquarídeos do Sul, é um forte chuveiro melhor visto a partir do hemisfério sul, ou seja, é mais favorável aos observadores do hemisfério sul.

Esta chuva pode produzir cerca de 25 meteoros por hora em seu pico na madrugada de 30 de julho de 2018, mas alguns meteoros também podem ser vistos de 12 de julho a 23 de agosto. O ponto radiante – RA=340°, DEC=-16°, está localizado na constelação de Aquário, que nasce por volta das 21 horas ao leste, ficando visível até próximo ao amanhecer.

MELHOR HORÁRIO PARA OBSERVAR

Durante a madrugada, quando a constelação está no zênite, é o melhor horário de observação e este ano no dia 30 de julho e este ano sua observação no dia do pico será bastante ofuscada pela fase da Lua cheia.

Simulação da South Delta Aquariids Fonte: Meteor Showers

A Terra é lançada na nuvem de detritos e fragmentos atingem a atmosfera e uma das características dos meteoros desta chuva é alta velocidade de aproximadamente a 90.000 mph ou 41 km por segundo.

Todas as capturas da rede estão disponíveis online no site LIVE.EXOSS.ORG

OUTRAS CHUVAS DE METEOROS NO PERÍODO

Outras chuvas de meteoros também estão em atividade nas regiões das constelações de Aquário e Capricórnio entre o final julho e início de agosto, bem como atividade menor de outros radiantes. Todos estes juntos poderão proporcionar mais avistamentos de meteoros entre o meio e o fim de julho para observadores, tanto no Hemisférios Norte e Sul. Portanto, noites claras e sem a lua, poderá ser bastante agradável para qualquer um observador durante o final de julho.

Outras chuvas de julho de menor intensidade neste período:

Radiante Duração MÁXIMO
Alpha Lyrids Julho 9-20 Jul. 14/15
July Phoenicids (PHE) Julho 9-17 Jul. 14/15
Alpha Pisces Australids Julho 16-Agosto13 Jul. 30/31
Sigma Capricornids Junho 18-Julho 30 Jul. 10-20
Tau Capricornids Junho 2-Julho 29 Jul. 12/13
Omicron Draconids Julho 6-28 Jul. 17/18

Com informações da AMS e Meteor Showers Online

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário