Atividade da Chuva de Meteoros Northern Taurids 2018

O enxame Taurídeas é um sistema dinâmico, composto de uma infinidade de fragmentos, variando entre dimensões de micro a kilométricas, orbitando o Sol. Duas chuvas bem conhecidas são ligadas a esse complexo: Southern Northern Taurideas.

O corpo parental associado a produção de fragmentos neste grande complexo é o cometa Encke, embora existam outras fontes de fragmentos também associadas. É cometa periódico de curto prazo que orbita o sol uma vez a cada 3,3 anos. Foi descoberto pela primeira vez por Pierre Mechain em 1786 e foi reconhecido pela primeira vez como um cometa periódico em 1800 por Johann Franz Encke.

VOCÊ SABE TUDO SOBRE METEOROS? FAÇA O TESTE!

O complexo Taurídeas é de tamanha importância científica, envolvendo  estudos de eras glaciares na Terra, impactos na superfície terrestre catastróficas, e outras implicações na esfera da astrofísica solar, que fugiria ao escopo desta publicação escrever sobre seus detalhes.

Na animação abaixo é possível observar a órbita dos meteoros Taurids.

Os chuveiros de meteoros não precisam de equipamentos especiais para serem vistos. Basta ir para uma área que tenha poucas luzes, longe das grandes cidades. Sente-se confortavelmente olhando diretamente para o céu. Isso permitirá que você veja mais meteoros do que olhando em uma direção. Veja mais dicas aqui.

FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE DA CHUVA DE METEOROS NORTHERN TAURIDS 2018

Fontes: 
[1] SAO NASA
[2] IMO 

O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.

Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário