Atividade da Chuva de Meteoros Gamma Normids

Chuva de meteoros é um fenômeno em que o conjunto de meteoros que é observado irradiando de um único ponto de acesso no céu. Eles são causados pela entrada detritos da atmosfera, a altas velocidades.

Gamma Normids é uma chuva de meteoros de nomenclatura GNO que ocorre no período de 25 de Fevereiro á 28 de Março. É uma chuva oriunda do radiante próximo a estrela Gamma Normal, na constelação de Norma (Régua em português) tendo pouca detecção registrada quando comparada com outras chuvas. A velocidade com que essas chuvas ocorrem é de 56 km/s, com pico máximo em 14 de março.

O THZ Normids segundo cientistas aparenta indetectável e desde 1999 os dados obtidos sugerem uma mudança no pico alternativo com curta duração, entre os dias 8 e 18 de março, mas novas análises indicam ocorrência em 25 de Março, mas devemos esperar algo em torno de 6 meteoros por hora nos picos médios e o pico máximo no dia 14 de março.

Vale lembrar que a Lua favorecerá as observações nos potenciais dias de picos dessa chuva se pondo cedo e deixando o céu noturno favorável para a observação.

COMO OBSERVAR A CHUVA DE METEOROS?

Um observador do céu localizará a chuva de meteoros Gamma Normids, localizando primeiramente o sul geográfico. A constelação Norma se localiza um pouco acima da constelação Triângulo Austral.

Fontes: ExossCalendário , IMO

Edição: Clube de Astronomia Mochileiros da Galáxia – CAMG e  equipe da SMS Sobral Meteor Station.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário