Atividade da Chuva de Meteoros Draconids 2018

Cometa 21P / Giacobini-Zinner – Crédito: François Colas

Uma chuva de meteoros  é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um ponto no céu, que geralmente é resultado de interações de poeiras de deixadas pelos cometas com a atmosfera da Terra.

A chuva de meteoros Draconids tem seu período de atividade de 6 a 10 de outubro, que atinge o seu pico cerca de 8 ou 9 de outubro. São meteoros que entram a velocidade de 20 Km/s na taxa de 10 meteoros por hora.

Os Draconids são causados por partículas de poeira que são do cometa Giacobini-Zinner. O chuveiro Draconids é notório por suas  grandes chuvas de meteoros  no passado. Foram momentos em que a Terra passou por uma trilha de poeira mais densa desse cometa. É um chuveiro melhor observado no hemisfério sul devido à localização celeste. No ano de 2018 está prevista uma hiperatividade, durante o período de pico, com altas taxas de meteoros por hora.

Fonte: Calendário IMOExoss e AMS   

Edição: Caroline de Araújo Guimarães – Clube de Astronomia “Duília de Mello”- 9º ano Escola GAPPE com a supervisão de Rafael Stevans da estação CDM 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário