Asteroide tem origem confirmada por pesquisadora brasileira

No dia 19 de junho aconteceu uma live que teve a participação de Marcelo De Cicco, coordenador do projeto Exoss, e também da pesquisadora Helena Morais, coautora do artigo com Fathi Namouni do Observatoire de la Côte d’Azur (França).

A pesquisadora brasileira Maria Helena Moreira Morais participou dos estudos que confirmaram a origem do objeto (514107) 2015 BZ509, o qual trata-se de um asteroide de origem extrassolar, capturado pelo campo gravitacional de Júpiter no final da época de formação dos planetas.

A pesquisa se fundamentou em uma vasta simulação computacional, a qual confirmou a hipótese inicialmente construída para explicar o movimento desse asteroide. O estudo, já publicado em 2017 em um artigo na conceituada Revista Nature, foi recentemente divulgado em um novo artigo no periódico inglês Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, o qual pode ser originalmente acessado em https://academic.oup.com/mnrasl/article/477/1/L117/4996014

Em síntese, o artigo destaca a origem desse asteroide e também descreve as características da órbita do objeto. Isso contou, inclusive, com o efeito gravitacional dos planetas e também até a influência gravitacional da Via Láctea!

Saiba mais sobre Maria Helena Moreira Morais

É doutorada em Dinâmica do Sistema Solar pelo Queen Mary College (University of London) em 2000 e graduada em Física/Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Tem experiência nas áreas de Mecânica Celeste, Astronomia e Sistemas Dinâmicos, com ênfase na dinâmica de pequenos corpos do Sistema Solar e sistemas planetários extra-solares. Foi investigadora Senior do programa Ciência da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (Portugal). Desde 2014 é professora em RDIDP do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro (Brasil).

Esta live faz parte dos eventos do ASTEROID DAY 2018 em parceria com o grupo Astrope.

Com informações de Astrope

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário