Asteroide pode ter entrado hoje a tarde na atmosfera sobre a Africa

O projeto Pluto emitiu um alerta para os observadores de asteroides, após várias observações via Catalina Survey,  para acompanhar um asteroide se aproximando da Terra, há cerca de 50.000 km hoje pela manhã.

Aparentemente ele tinha cerca de 2 a 5 metros de diâmetro, viajando a cerca de 16 a 17 km/segundo e magnitude 17,2 ficando mais brilhante rapidamente. A estimativa de entrada na atmosfera seria em torno das 16:40 UT sobre o sul da Africa.
Na sequencia ele foi perdido e há um relato intrigante de que este asteroide pode ter entrado conforme este relato feito a partir de Botswana que alguns observadores estão linkando ao evento no site da AMS: http://www.amsmeteors.org/members/imo_view/report/142364. Outros reports também foram feitos no evento: https://www.amsmeteors.org/members/imo_view/event/2018/1924
Uma simulação feita por Steven Tilley mostra a possível trajetória do asteroide até a entrada.
Registros de infrassom também foram registrados na região de Botswana e divulgados por Peter Brown.

A órbita divulgada pelo NASA JPL está no vídeo a seguir.

A partir dos relatos no Report Fireball, Thomas Dorman verificou duas possíveis fragmentações do asteroide sobre a Africa.

Fireball (bola de fogo) registrado na Africa

Um video publicado em Ottosdal pelo fazendeiro Barend Swanepoel há cerca de 100 a 200km de distância de sua fazenda, mostra um grande bólido no horizonte, que pode ter vínculo com o relato acima feito no Report Fireball, e há possibilidade de ter relação também com o asteroide.  Entretanto, é necessário mais dados para que se possa confirmar a ligação entre os eventos.

Outro vídeo registrado a partir de Randfontein, Gauteng também mostra o mesmo horário do bólido.

Outro registro a partir de Vanzylsrus, Kalahari, feito por uma câmera de segurança da fazenda Uitkyk.

Também há outro registro feito por uma câmera de segurança na Africa do Sul da Kuruman Radiators.

Se confirmado o evento, deverá constar na lista de NEOS da Nasa neste link.

ATUALIZAÇÃO 03 de junho de 2018 às 19:52. Foi confirmado pela NASA que o asteroide detectado foi o responsável pelo evento de meteoro acima publicado. Mais informações no site JPL.

O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.

Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário