PAS-PR

ESTAÇÃO POLO ASTRONÔMICO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU – PTI

A estação do Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu é uma parceria entre este e a rede colaborativa Exoss Citizen Science. O Polo Astronômico é um centro de ciências com foco na Astronomia, cujas atividades visam a educação, a pesquisa e o turismo. Promove a divulgação científica  tendo como objetivo a consolidação de uma Cultura científica, por meio da popularização das Ciências. A estrutura é constituída de um um planetário, um observatório cuja cúpula mede 6m, e demais estruturas externas as quais permitem a interação dos visitantes em atividades de ensino e turismo.

Certificado pela International Astronomical Union (IAU), o Polo Astronômico está registrado no Minor Planet Center (MPC) como observatório X57. Está registrado também como uma unidade  de ensino em Astronomia pelo Network Astronomy School Student (NASE). Desde de 2010 já publicou 192 artigos científicos e em 2015 obteve recursos do CNPq para aquisição de um novo telescópio com 610mm, o qual será instalado em 2018.

O Polo Astronômico também compõe os atrativos do Complexo Turístico Itaipu, atendendo visitantes de todo o mundo. Atualmente é Certificado com selo de excelência pelo TripAdvisor, que premia estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria que oferecem serviços de alta qualidade, de acordo com avaliações de viajantes.

EQUIPE DE TRABALHO DO PTI

Janer Vilaça – Geógrafo, Professor e coordenador do Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu/Brasil – (PTI).

Sendo o representante do PTI na parceria com a Exoss, associou-se a rede em novembro de 2017, com a estação de monitoramento na cidade de Foz do Iguaçu-PR, com 1 câmera padrão da rede. Está atuando como voluntário no projeto de divulgação científica e nos estudos científicos pertinentes.

Esp. Tiago Giorgetti – Possui graduação em Ciência da Computação, especialização em Redes de Computadores pela UTFPR e CCNA-Cisco, e atualmente está finalizando graduação em Engenharia Mecânica pela UNIOESTE. É pesquisador do Parque Tecnológico Itaipu, atuando no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho no projeto e construção de um Observatório Solar. É coordenador do grupo de estudos e divulgação em astronomia SpySky em Foz do Iguaçu/PR.

Romildo da Cruz Marques – Acadêmico de engenharia física na UNILA, bolsista do Parque Tecnológico Itaipu, atuando no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho na área de sistemas de telemetria, automação e controle, e coordenador do Grupo de Astronáutica (UNILA/PTI).

Liliane Lorenzini Trabuco – Acadêmica de Engenharia Agronômica no Centro Universitário UDC, atuando no Polo Astronômico como Monitora Educacional.

Daniel Luiz – Graduado em Tecnologia de Gestão Ambiental, e pós-graduado (nível de especialização Lato Sensu) em Educação Ambiental. Atua como Monitor no Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu.

Site do PTI: www.pti.org.br

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments