Associados Exoss presentes no VIII Simpósio Catarinense de Astronomia em Brusque

Nos dias 18 e 19 de julho, aconteceu a 8ª edição do Simpósio Catarinense de Astronomia. O evento aconteceu na cidade de Brusque e foi promovido pelo Clube de Astronomia de Brusque, Observatório Astronômico de Brusque – Tadeu Cristóvam Mikowski e ocorreu nas dependências da Faculdade São Luiz.

Entre as diversas apresentações e palestras, os associados da Exoss em Santa Catarina, Diego de Bastiani (EMC1, EMC2 e ENE1) de Chapecó, Odirlei Marcelo Alflen (ALF1) de Videira e Robert Magno Siqueira (RMP1) de Chapecó estiverem presentes e fazendo apresentações durante a programação.

Fonte: http://www.geocities.ws/oab/sca2019.html

A primeira apresentação foi do associado Robert Magno Siqueira de Chapecó apresentando o trabalho intitulado “Observando um eclipse lunar”, onde relatou os preparativos, anotações, observações e experiência com a observação do eclipse lunar total que ocorreu em 21 de janeiro de 2019.

Robert Magno Siqueira – RMP1

Na sequência o Associado Diego de Bastiani de Chapecó apresentou o trabalho intitulado “É do Brasil… Asteroides “brasileiros”” relatando inicialmente um histórico das descobertas de asteroides, como eram nomeados e como são nomeados hoje, conforme regras da IAU. Depois dessa explanação, falou sobre a campanha desenvolvida pela Exoss em 2018, apresentando ao público asteroides que receberam nome de brasileiros.

Em um espaço reservado para associações e clubes de astronomia em Santa Catarina o Associado Diego de Bastiani apresentou como é desolvido o trabalho na Exoss e o associado Odirlei Alflen de Videira apresentou o Observatório Domingos Forlin, seu local de trabalho e onde há uma câmera Exoss instalada.

Durante a programação, ocorreu a entrega do primeiro “Prêmio Raulino Reitz de Astrofotografia”. O prêmio é uma homenagem ao padre Catarinense Raulino Reitz responsável por um dos primeiros registros de um cometa integral no país feita em 1965. O associado Diego de Bastiani participou com uma astrofotografia do Eclipse Lunar Total de 21 de janeiro de 2019, o por pouco não levou o prêmio.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *