Associados Exoss participam da IV Noite com as estrelas em Caraguatatuba

No dia 19 de Outubro de 2018 ocorreu na escola estadual Alcides Castro Galvão situado na cidade de Caraguatatuba Litoral Norte de São Paulo a quarta edição o evento Noite com as Estrelas. O evento assim como no ano passado, contou com a participação da Exoss. (Clique aqui para ver a participação anterior)  

O associado Johnne Oliveira apresentou a palestra “Report Fireball: Ferramenta colaborativa a serviço da ciência” onde instruiu os presentes a efetuarem relatos de meteoros com base em noções básicas de astronomia. O associado Eduardo Santiago esteve no apoio da apresentação.

O Evento contou com diversos palestrantes.

Imagem 1 – Cronograma de palestras noite com as estrelas 2018
Imagem 2 – Johnne Oliveira apresentando folder AMS & EXOSS

Imagem 3 – Johnne Oliveira explicando funcionamento do Report Fireball

O professor Dr. Gabriel Rodrigues Rickel da Universidade Federal de Itajubá em uma participação especial se dispôs a vir de Minas Gerais para uma belíssima apresentação sobre o impactos de corpos na terra com a palestra: “A hecatombe vem do espaço – Mitos e verdades sobre o impacto de outros corpos com a Terra.”

O professor Rickel abordou diversas variáveis que propiciam condições para impactos de corpos com a terra, bem como as possíveis consequências de tais eventos.

Imagem 4 – Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Hickel durante apresentação
Imagem 5 – Professora Sibele Schmidt com estudante em estrega de certificado de agradecimento

Para implementar o método de gamificação proposto pela professora Sibele os alunos realizam uma série de gincanas com o objetivo de arrecadas pontos; as atividades são desenvolvidas por equipes.

Imagem 6 – Equipes realizando uma das gincanas durante a noite com as estrelas
Imagem 7 – Professora Sibele demonstrando o efeito da gravidade em experimento

MÉTODO DE ENSINO RENDENDO FRUTOS

Os alunos que participam anualmente do noite com as estrelas precisam ao longo do ano desenvolver uma série de tarefas acadêmicas incluindo a apresentação de trabalhos nos moldes de artigos bem como participarem das Olimpíadas Brasileira de Astronomia.

Nesta edição de 2018 o estudante Sandro Mariano Silva Filho conquistou medalha, um feito inédito para a escola e inclusive colocando a unidade escolar em destaque nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, sendo a única escola dentre públicas e privadas a conquistar medalha na categoria.

Imagem 8 – Sandro Mariano Silva Filho que pretende estudar neurociência na UFABC com sua medalha conquistada.

O evento “Noite com as Estrelas” com atividades educacionais e científicas é organizado anualmente desde 2015 sob a coordenação da professora Sibele Schimidtt (docente da Escola Alcides de Castro) e conta com o apoio da diretora Ana Angélica de Oliveira Faria e de docentes (como é o caso do professor Ricardo Carlos Maia, formado no curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba) e servidores técnico-administrativos da Escola Alcides de Castro, bem como tem também a colaboração de membros de outras instituições de ensino e da comunidade em geral. Durante todo o período da noite e da madrugada, alunos de ensino médio da Escola Alcides de Castro e outros estudantes convidados assistem diversas palestras e participam de gincanas envolvendo temas relacionados a assuntos científicos e áreas correlacionadas (em disciplinas como astronomia, física, química, matemática, ciência espacial, história, etc).

Ao longo destes quatro anos de projeto “Noite com as Estrelas” a escola pública estadual saltou a média no OBA de 2,0 para 5,0.

Referências: IFSP

Edição: Eduardo Santiago

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário