Agora é lei: Dia 02 de Dezembro Dia da Astronomia e a culpa é do Julio Lobo

Em 2010, o deputado Guilherme Campos de Campinas, São Paulo, apresentou um projeto de lei que instituia o Dia da Astronomia no dia 2 de dezembro. Guilherme Campos ressaltou a importância da astronomia para a ciência e sua intenção de homenagear o trabalho dos astrônomos conforme vídeo abaixo.

Em 2011 ele também divulgou mensagem sobre o projeto em andamento no Congresso Nacional.

O projeto de lei nº8 de 2018 foi aprovado no dia 12 de dezembro de 2017 e foi sancionado pelo atual Presidente da República, Michel Temer em 21 de dezembro de 2017.

Mas onde está a  “culpa” do Julio Lobo?

Em um encontro do deputado Guilherme Campos com o astrônomo Julio Lobo do Observatório Municipal em Campinas, parceiro da Exoss, foi possível conhecer o trabalho desenvolvido em prol da astronomia na cidade e região, ao longo dos anos por tantos profissionais competentes como Jean Nicolini, Nelson Travik, dentre outros, e entender a importância desta nobre ciência na formação da cidadania. A data foi sugerida pela extinta União Brasileira de Astronomia – UBA, nos anos 80. Esta explanação bem contextualizada, sensibilizou o deputado, que fez a proposta do projeto de lei.

A seguir o vídeo onde ele destaca esta proposta e como surgiu a ideia do projeto.

Com informações de Julio Lobo

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário